Negocios

Logística sustentável: Quais são os benefícios comerciais?

O que é logística sustentável? A logística sustentável tornou-se uma prioridade para as empresas na era dos modelos ESG (Environmental, Social and Governance), que em português literal significa “Ambiental, Social e Governança”, mas é mais correto falar como “Governança ambiental, social e corporativa”.

Ser capaz de minimizar o impacto ambiental da atividade empresarial e, ao mesmo tempo, conseguir melhorar a gestão e o planeamento das atividades que decorrem na cadeia de suprimentos, desde a compra de matérias-primas até à entrega ao consumidor final, não serve apenas para tornar o futuro mais sustentável, mas contribuindo para melhorar o desempenho do investimento a médio e longo prazo e pensando nisso, procure empresas de aluguel de galpoes logisticos que atendam sua necessidade.

A logística sustentável segue os 3Ps do Triple Bottom Line (Tripé da Sustentabilidade), que são, em inglês “People, Planet e Profit”, que em português significa “Pessoas, Planeta e Lucro”, sob o qual exige três responsabilidades: social, ambiental, financeira. O tema da responsabilidade corporativa se mistura com a evolução da lógica ESG.

Os princípios subjacentes à sustentabilidade ambiental fazem sua entrada no mundo das finanças, transformando o compromisso ético e moral de uma empresa com o meio ambiente, a sociedade e sua ética de gestão, em um ativo capaz de produzir efeito direto nos negócios e determinar seu valor.

No conteúdo de hoje, vamos abordar de maneira branda e explicar de forma clara e direta, o que é a logística sustentável, como funciona na prática e quais são os seus benefícios analisando do ponto de vista comercial. Então, caso queira saber mais sobre o assunto, acompanhe-nos até o final da matéria para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!

Logística sustentável ou logística verde: qual o significado?

Sim, o termo “logística sustentável” também é tratado como “logística verde” ao redor do mundo, ou mais especificamente “sustainable logistics” ou “sreen logistics”. A logística sustentável ou logística verde nada mais é do que uma cadeia de suprimentos (supply chain) com forte orientação do ponto de vista do impacto ambiental.

A logística sustentável privilegia soluções de transporte de mercadorias verdes, o uso de embalagens sustentáveis e visa otimizar a cadeia de distribuição minimizando a movimentação de produtos, ou seja, diminuindo a emissão de gases e uso de combustíveis fósseis, em geral.

Porém, para poder tornar a logística verdadeiramente sustentável, é necessário envolver todas as oportunidades deste setor, incluindo as seguintes que mencionamos abaixo em forma de lista, leia:

  • Uso de tecnologias digitais destinadas à sustentabilidade desde o design (aplicação de sistemas RFID, IoT, etc.);
  • Intermodalidade (uso combinado de diferentes meios de transporte para reduzir o tráfego e o consequente consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa). Um exemplo disso são os caminhões do Mercado Livre andando cilindros de gás natural, ao invés da utilização de óleo diesel como combustível;
  • Uso de embalagens sustentáveis e incentivo ao uso de embalagens reutilizáveis;
  • Otimizar a entrega ao consumidor final (logística de Last Mile);
  • Explorar os sistemas e estruturas de um território necessários para garantir a correta execução dos processos de movimentação de pessoas e mercadorias);
  • Otimização da gestão de devoluções para reutilização de materiais que seriam descartados no meio ambiente (logística reversa).

Quais são os benefícios comerciais da logística sustentável?

Mas, quais são os benefícios comerciais da logística sustentável? As vantagens da logística verde e ESG, são:

  • Melhorar o relacionamento com fornecedores e parceiros;
  • Criar cadeias de suprimentos mais curtas, seguras e lucrativas;
  • Reduzir a probabilidade de discussões e problemas;
  • Reduza o risco de sofrer danos;
  • Evitar desacelerações nas atividades de produção;
  • Benefícios de reputação.

Aplicar o conceito de logística sustentável não é útil apenas do ponto de vista ético, mas também para o negócio.

Isso é possível porque a aplicação de conceitos de logística sustentável à empresa permite que a cadeia de suprimentos esteja mais ligada ao território, buscando resolver problemas de mobilidade em nome da sustentabilidade e compatibilidade ambiental, para oferecer uma cadeia de valor mais econômica e performática.

O compromisso com a proteção ambiental, gera um retorno econômico e de imagem. Diante disso, a logística verde visa reduzir custos, otimizar o consumo e promover a reutilização e a reciclagem, aumentando a eficiência dos processos.

Essa é uma tendência muito forte que também está ajudando a mudar o imaginário que gira em torno do mundo da logística, historicamente atrelado ao conceito de má sustentabilidade ambiental.

Este foi o nosso guia sobre a definição e benefícios da logística sustentável. Como podemos notar, trata-se de uma prática muito mais do que apenas “necessária” para o futuro de nosso planeta, como também extremamente lucrativa entre médio e longo prazo.

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto. Caso ainda tenha alguma pergunta para realizar, comente abaixo que vamos responder você. Até a próxima!